O grupo logístico DP World inaugurou uma nova rota marítima que conecta o Porto de Jebel Ali, nos Emirados Árabes Unidos, ao Porto de Berbera, na Somalilândia. A operação, anunciada em 21 de outubro de 2025, ocorrerá a cada nove dias, com escalas programadas em Aden (Iêmen) e Djibuti, reforçando a integração entre o Golfo e o Leste da África.
Serviço amplia acesso ao Chifre da África
A ligação fornece um caminho mais rápido para a Somalilândia e cria alternativa logística aos fluxos que dependem exclusivamente do Porto de Djibuti e do transporte terrestre de longa distância. De Berbera, as cargas podem seguir para destinos interiores como a Etiópia, reduzindo gargalos regionais e tornando os prazos de trânsito mais previsíveis.
Infraestrutura de Berbera em expansão
- Quay de 1.050 metros, com 400 metros aptos a receber navios Triple E.
- Capacidade anual para movimentar cerca de 4 milhões de cabeças de gado.
- Terminal de contêineres mais moderno da região.
- Zona Econômica Especial de Berbera (BSEZ) voltada à atração de investimentos industriais.
Desde que assumiu operações em Berbera em 2017, a DP World registra aumento de 450% na produtividade de navios, expansão de 30% no volume de contêineres e crescimento de 90% na carga geral. O terminal recebe hoje mais de 14 embarcações porta-contêineres por mês, com capacidade anual de 500 mil TEUs e planos de quadruplicar esse número para 2 milhões.
Investimentos e impacto regional
A companhia detém 58,5% do terminal de contêineres e carga geral de Berbera e já movimenta mais de 4,1 milhões de cabeças de gado por ano, comércio avaliado em mais de US$ 1 bilhão. Projetos comunitários, como a formação das primeiras Solar Mamas locais, mostram a aposta em benefícios econômicos e sociais.
Entre as melhorias de acesso terrestre, destacam-se os 250 km de estrada que ligam Berbera a Adis Abeba, na Etiópia, e o desvio de 22,5 km em Hargeisa, financiados pelo Fundo de Desenvolvimento de Abu Dhabi e pelo Departamento de Desenvolvimento Internacional do Reino Unido.
Em toda a África, a DP World já aplicou cerca de US$ 3 bilhões em portos e plataformas logísticas e prevê outros US$ 3 bilhões nos próximos cinco anos. Entre os projetos estão o Kigali Logistics Platform, em Ruanda, e o Corredor de Maputo, em Moçambique.
Imagem: logisticsbusiness.com
Segundo Ganesh Raj, diretor de Operações Marítimas do grupo, a nova rota “aprofunda os laços comerciais entre o Oriente Médio e o Leste da África” e “cria corredores resilientes e sustentáveis”. Para Supachai Wattanaveerachai, CEO da DP World no Chifre da África, a conexão “marca um passo decisivo para rotas mais rápidas, seguras e confiáveis”.
A ampliação de serviços, o uso de tecnologias avançadas de navegação e a adoção de operações sustentáveis integram a estratégia global da DP World para tornar a logística marítima mais eficiente e resistente.
Com informações de LogisticsBusiness.com