Porto de Heysham Instalará Alimentação Elétrica em 2025

NatPower Marine e Peel Ports Group darão início em setembro de 2025 à instalação de sistemas de shore power no Porto de Heysham, noroeste da Inglaterra. A primeira conexão elétrica será ativada na fase inicial e, até 2026, o projeto se expandirá para quatro tomadas, cobrindo todos os berços de atracação.

Com a infraestrutura concluída, todas as rotas que ligam Heysham à Irlanda poderão operar com emissões zero tanto atracadas quanto em navegação, marcando o primeiro passo para a eletrificação completa do mar da Irlanda.

Investimento e metas de descarbonização

O aporte total previsto é de cerca de £10 milhões. A NatPower Marine ficará responsável pelo fornecimento da infraestrutura, enquanto a Peel Ports Group oferecerá suporte operacional e de áreas. O projeto faz parte de uma parceria mais ampla de £100 milhões entre as duas empresas para implantar pontos de carregamento de navios em portos da Grã-Bretanha e da Irlanda.

Quando os quatro berços estiverem eletrificados, a redução anual estimada é superior a 10.000 toneladas de CO2, além de cortes significativos de NOx e SO2. Em toda a rede da Peel Ports Group, o uso de shore power poderá evitar até 166.800 toneladas de CO2 por ano, além de 2.180 toneladas de óxidos de nitrogênio, 1.060 toneladas de dióxido de enxofre e 470 toneladas de metano.

Declarações

  • Martin Olverson, diretor de desenvolvimento marítimo da NatPower Marine: “Heysham é onde o primeiro corredor marítimo verde do Reino Unido se torna realidade. Um plugue logo será quatro, atendendo todas as rotas e dando confiança às operadoras para avançar na eletrificação dos navios”.
  • Lewis McIntyre, diretor-geral da Peel Ports Group: “O transporte marítimo já é o modal mais verde, mas os portos têm papel crucial na descarbonização da cadeia. Este projeto reúne colaboração, inovação e compromisso de longo prazo”.

Expansão global

Em paralelo, a NatPower Marine planeja instalar uma rede de carregamento em 120 portos até 2030. Para garantir energia limpa, a empresa desenvolve 12,5 GW de projetos de GigaParks no Reino Unido, com 100 GWh de armazenamento em bateria destinados a suprir demandas de propulsão elétrica e cold ironing.

Porto de Heysham Instalará Alimentação Elétrica em 2025 - Imagem do artigo original

Imagem: logisticsbusiness.com

O Porto de Heysham pretende tornar-se o primeiro porto net zero do Reino Unido, reforçando a redução de até 90% nas emissões em terra já alcançada pela Peel Ports Group.

Com informações de Logistics Business

Facebook
Twitter
LinkedIn
Email

Encontre a Solução Ideal para Sua Empilhadeira e Logística

Preencha o formulário e receba as melhores ofertas e oportunidades do mercado solicite seu orçamento.