Entre 13 e 16 de outubro de 2025, o setor de supply chain registrou avanços em energia, meio ambiente, automação de agendamentos, financiamentos para energia limpa e inovação em armazenagem.
Expansão de data centers pressiona infraestrutura energética
O crescimento de centros de dados nos Estados Unidos, impulsionado por aplicações de Inteligência Artificial e computação em nuvem, elevou a demanda por eletricidade. Novos complexos de grande porte requerem entre 100 MW e 500 MW de potência — volume comparável ao consumo de cidades de médio porte. Como a ampliação de linhas de transmissão e subestações pode levar de cinco a dez anos, desenvolvedores buscam locais que ofereçam energia, água, terrenos e zoneamento favoráveis, além de possibilidade de expansão futura.
Governador da Califórnia veta restrição a agência ambiental de portos
O governador Gavin Newsom vetou o Projeto de Lei 34, que limitaria a atuação do South Coast Air Quality Management District nos condados de Los Angeles, Orange, Riverside e San Bernardino. A proposta impediria a agência de impor tetos para movimentação de cargas ou passageiros nos portos de Los Angeles e Long Beach — maior polo gerador de poluição local. Newsom afirmou que o texto prejudicaria negociações em curso entre a autarquia e os portos para acordos de melhoria da qualidade do ar.
US Cold Storage adota agente de IA da FourKites
Em piloto de oito semanas, o agente virtual “Alan” automatizou o agendamento de entregas, alcançando 87 % de sucesso na marcação de horários e 96 % de precisão nas datas solicitadas, ao processar mais de 600 embarques. Operando 24 horas por dia, o sistema gerenciou mais de 150 compromissos simultaneamente, gerando ganho de produtividade estimado em 36 a 40 horas no período de teste com quatro grandes varejistas.
Nexamp garante US$ 330 milhões para projetos de energia solar
A Nexamp, especializada em geração distribuída de energia solar e armazenamento, fechou uma linha de crédito de três anos no valor de US$ 330 milhões com um consórcio de instituições financeiras. O recurso financiará a construção de cerca de 20 novos ativos de geração distribuída, reforçando a oferta de energia limpa e resiliente em comunidades locais.
Imagem: logisticsviewpoints.com
CEVA implementa WMS e OMS da Manhattan Associates
A CEVA Logistics iniciou a implantação global das plataformas Manhattan Active Warehouse Management System e Order Management System em suas operações de contratos logísticos. Com mais de 11 milhões de m² de armazéns em 800 locais, a adoção começará na América do Norte e Europa, prometendo zero downtime, integração rápida de novos clientes e maior visibilidade via portal MyCEVA. A atualização faz parte de uma estratégia que inclui IA, wearables e robôs colaborativos para elevar eficiência e atendimento.
As informações refletem os principais movimentos que marcaram a cadeia logística global no período analisado.
Com informações de Logistics Viewpoints