Em 5 de setembro de 2025, a Toyota anunciou que suas paleteiras manuais das linhas Lifter e Pro Lifter passaram a ser fabricadas com aço SSAB Zero, material que, segundo a fornecedora, gera 77% menos CO2 em toda a cadeia de valor quando comparado ao aço tradicional obtido de minério de ferro.
Desenvolvida originalmente pela montadora em 1947, a paleteira manual — também conhecida como “pump truck” ou “pallet jack” — continua presente em armazéns, fábricas e lojas de varejo em todo o mundo. Operada apenas por força humana e um sistema hidráulico, a ferramenta dispensa combustível ou bateria, proporcionando movimentação de cargas com emissão zero no ponto de uso.
Modelos e capacidades
- Capacidade de carga entre 750 kg e 3 000 kg;
- 20 variantes disponíveis de série;
- Opções para ambientes úmidos ou corrosivos;
- Versões silenciosas para operações que exigem baixo ruído.
Nos testes de ciclo de trabalho, a Toyota informa que a linha Lifter tem vida útil até cinco vezes superior à de modelos concorrentes. A fabricante oferece garantia de 99 anos para o quadro do garfo, medida que reduz a necessidade de substituição e, consequentemente, o descarte de equipamentos.
A adoção do SSAB Zero faz parte da estratégia da companhia de atender às metas ambientais dos clientes, oferecendo equipamento que combina longa durabilidade com menor pegada de carbono.

Imagem: logisticsbusiness.com
Com informações de Logistics Business